Secretaria de Saúde vai ampliar medidas de transparência para o cidadão

Para reforçar o cumprimento da Lei da Transparência na gestão pública, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá intensificar a realização de autorias internas e criar uma Assessoria da Transparência. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, durante reunião com a controladora geral do Estado, Maria Clara Bugarim, e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Rozangela Wyszomirska destacou que a transparência possibilita um maior controle dos gastos públicos, além de reforçar que os gestores invistam na área de saúde de forma racional, responsável e coerente com o orçamento da área.

 

“Todo o recurso provido da arrecadação dos impostos deve ser encarado como um bem sagrado que pertence a toda a população e a gestão do governador Renan Filho abraçou a missão de tornar Alagoas um exemplo no cumprimento da Lei e no direito de acesso à informação por todos”, explicou.

 

A secretária de Estado da Saúde também enfatizou que, entre as medidas de transparência adotadas está a alimentação dos sistemas de controle, a exemplo do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem) e a criação de Núcleos de Controle Interno.

 

 “Essas equipes são responsáveis pela fiscalização dos processos de aquisição, seja em relação à instrução correta dos documentos ou quanto à realização de um comparativo de preços e da necessidade de determinadas compras”, reforçou Wyszomirska.

 

E assim como a Sesau, as demais secretarias estaduais passarão a contar com Assessorias de Transparência. “A atual gestão estadual está determinada em garantir que todos os pontos da Lei de Transparência sejam observados, reforçando seu compromisso de honestidade, responsabilidade e trabalho em prol de toda a população alagoana”, destacou a titular da pasta da saúde estadual.

 


Construção de políticas públicas - Já a controladora geral do Estado, Maria Clara Bugarim, ressaltou a importância da transparência para a construção de políticas públicas. “Com um sistema que permite a visualização de todos os recursos aplicados no setor, os gestores podem subsidiar melhor qualquer discussão técnica e planejamento dentro do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou.

 

Maria Clara enfatizou que a Lei de Transparência é um avanço social importante para toda a Nação. “O respeito aos gastos públicos é uma importante conquista de toda a sociedade e a Lei representa um mecanismo de controle não apenas da gestão, mas de toda a população”, declarou. 

 

Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2016/02/sesau-vai-ampliar-transparencia-para-o-cidadao

 


Siga-nos nas redes sociais

BT Twitter Feeds