Nova etapa do Educacenso terá início na segunda-feira (15)

A segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica referente ao ano de 2015 terá início na próxima segunda-feira (15), quando o sistema do Educacensohttp://educacenso.inep.gov.br estará disponível para que os diretores ou responsáveis de escolas públicas, filantrópicas e privadas de todo país informem a situação dos alunos.

 

Nesta fase, a escola vai preencher informações relativas ao rendimento. São considerados fatores como: se o aluno foi ou não aprovado e os possíveis movimentos de transferência, evasão ou falecimento.

 

Para facilitar o preenchimento desta etapa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou uma cartilha de orientações, a qual informa inclusive os critérios para preenchimento. A cartilha, o cronograma e a Portaria estão disponíveis no link: http://migre.me/sXjRW.

 

 

De acordo com a supervisora de estatísticas e avaliação educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Cheila Francet, os dados informados serão utilizados como base para o cálculo destas taxas, onde serão observados os rendimentos da unidade escolar e no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

“Para escolas das redes municipais e estadual que participaram da prova Brasil, os dados entram como fluxo escolar no cálculo do Ideb”, considerou a supervisora.

 

Ela faz um alerta também aos alunos, pais e responsáveis pela escola, com relação à informação sobre estudantes com 18 anos ou mais que fizeram a prova do Enem e conseguiram concluir o Ensino Médio com a nota obtida no exame.

 

“Queremos chamar atenção para estes casos, pois esta informação é fundamental. Estes precisam informar à escola, para que seja colocado o status de concluinte e dado baixa, evitando acréscimo, não real, no número de evasão, o que comprometeria nossos índices”, ressaltou.

 

O sistema estará disponível até o dia 01 de abril para a coleta da situação do aluno. 

 

Fonte: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2016/02/nova-etapa-do-educacenso-tera-inicio-na-segunda-feira-15

 


Siga-nos nas redes sociais

BT Twitter Feeds