Caixa de ferramentas auxilia Municípios a localizarem os ODS

Itamaraty

Gestores municipais de todo o país podem contar com mais um instrumento de apoio na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recentemente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) lançou uma caixa de ferramentas que ajuda a localizar as metas dos ODS. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) encoraja os gestores que conheçam a ferramenta.

O desenvolvimento sustentável é um assunto que está cada vez mais em destaque e debatido por organizações em todo o mundo. No ano passado, foi lançado um movimento global que trazia 17 objetivos para a promoção do desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Chamados de ODS, eles focam em questões importantes como erradicação da fome, redução das desigualdades e promoção de saúde de qualidade.

A Confederação entende que os gestores municipais exercem papel fundamental no sucesso dessa campanha. A entidade acredita que os Municípios podem atuar na promoção do diálogo inclusivo e mobilizar outros setores como a sociedade civil, a iniciativa privada e a academia. Dessa troca de experiências, o prefeito poderá traçar o diagnóstico municipal e conciliar as ações a seus planos de governo.

No site é possível ter acesso a boas práticas, ferramentas e guias flexíveis que podem ser adaptadas conforme a necessidade de cada Município. Caso a cidade já tenha alguma ação efetiva, também se pode compartilhar na biblioteca da página. O intuito é construir um amplo repositório online sobre os ODS.

Protagonismo municipalista

Em agosto deste ano, a CNM realizou parceria com o programa de Articulação de Redes Territoriais, do Pnud. A proposta era aproximar os governantes locais da pauta do desenvolvimento sustentável e oferecer apoio para que eles possam desenvolver seus planos de acordo com as metas existentes.

Durante o Seminário Novos Gestores, a entidade lançou um guia de implementação dos ODS nas agendas municipais. O material apresenta cada objetivo separadamente, além das competências e responsabilidades dos gestores nesse processo. Também traz sugestões de metas e informa onde se pode encontrar informações sobre o tema.

Saiba mais sobre o guia da CNM

Acesse a caixa de ferramentas aqui


Fonte: http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/caixa-de-ferramentas-auxilia-municipios-a-localizarem-os-ods


Siga-nos nas redes sociais

BT Twitter Feeds