Governo promove formação com secretários municipais para alavancar ensino público em AL

Secretário Luciano Barbosa ao anunciar que Governo vai integrar Alagoas em ação conjunta para alavancar a qualidade do ensino dos estudantes da rede pública municipais e estaduais

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu o primeiro momento de formação com os secretários Municipais de Educação (Semed) de Alagoas com o objetivo de alavancar o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.  

 

O evento, realizado na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), faz parte do programa, criado pelo Governo do Estado, que mobiliza e integra os municípios de Alagoas em ação conjunta para alavancar a qualidade do ensino dos estudantes da rede pública.

 

De acordo com o titular da Seduc, Luciano Barbosa, os gestores municipais já demonstram engajamento e preocupação em melhorar a educação no Estado. “Todos os secretários municipais que eu encontrei e pude conversar demonstram uma vontade imensa de superar as dificuldades e melhorar a qualidade do ensino do seu município. As pessoas estão preocupadas em transformar a educação na prática, e não no discurso”, explica Barbosa.

 

 

O secretário da Educação informou ainda que a integração entre as redes é fundamental para Alagoas melhorar os índices educacionais. “Não tem como Alagoas ter sucesso sem a participação das prefeituras. A rede municipal detém 95% dos estudantes do Ensino Fundamental I e 75% do Fundamental II. Não há como melhorar os indicadores se eu não estiver perto de vocês, se não houver essa parceria para superar as dificuldades e obstáculos”, reitera o titular da pasta da Educação.

 

A secretária executiva de Educação, Laura Souza, explica que para estas formações a Seduc conta com a parceria da Fundação Lemann, que presta consultoria de gestão para resultados. “Trouxemos a Fundação Lemann para mostrar aos gestores como trabalharem com resultados, para que as Semeds consigam utilizar os dados existentes, muitas vezes não utilizados. O Ideb não serve só para ranquear, ele é um diagnóstico da rede, para mostrar as fragilidades, as potencialidades. Então o nosso objetivo é fazer com que o gestor municipal se aproprie desses dados para estruturar sua rede do modo de vista pedagógico e de fluxo", afirma a secretária executiva.

 

Secretários municipais sentem-se contagiados para alcançar meta  

A animação pela melhoria em prol da educação tem contagiado a todos que participam da formação, sejam eles prefeitos, secretários municipais ou técnicos das Semeds. É o caso de Jenaura Cavalcante Vasconcelos, titular da pasta de Educação no município de Mar Vermelho.

 

 

“A proposta de Seduc é ótima, pois esta integração só veio a ajudar os municípios. Não nos sentimos mais sozinhos, sem fazer parte da rede pública que colabora com a educação no Estado”, relata Jenaura.

 

O mesmo acontece com a secretária municipal de Educação de Pindoba, Iolanda Kátia de Almeida. “Estamos caminhando rumo às melhorias. O acompanhamento com o Estado está sendo essencial para alinharmos as nossas ações e melhorarmos o ensino dos estudantes da rede pública”, diz Iolanda.

 

O secretário André Pereira da Silva, além de representar o município de Major Isidoro, também representa a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL). “A formação é de grande proveito para ofertamos uma educação de qualidade. Anteriormente, em outros governos, não tínhamos esse apoio que agora temos. Dava a entender que éramos parte de uma rede individual e, agora, nos sentimos em uma grande rede, melhorando a educação dos alunos em todo o Estado”, afirma Pereira.

 

 

Alunos de Alagoas  

De acordo com o consultor do Programa Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann, Raph Gomes, que atua em parceria na formação dos secretários municipais, o desenvolvimento dos gestores irá fazer com que eles analisem de forma mais eficiente os dados, como o do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para melhorar a proficiência nas unidades escolares.

“Eu vejo o programa como todo com muita animação e com uma estrutura muito boa. Além de estabelecer metas com o Estado, os secretários municipais recebem todo um apoio e isto é muito importante. E sai daquela lógica de ter o aluno do Estado e aluno do Município para todos fazerem parte de uma grande rede, e serem alunos de Alagoas”, explica Gomes. 

 

Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/14131-governo-promove-formacao-com-secretarios-municipais-para-alavancar-ensino-publico-em-al


Siga-nos nas redes sociais

BT Twitter Feeds