Licitar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

CGU e Polícia Federal combatem irregularidades na Prefeitura de Almenara (MG)

Operação Bid Rigging investiga direcionamento e empresa de fachada em contratações de serviços de saúde, inclusive para enfrentamento da Covid-19

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quarta-feira (22/11) da Operação Bid Rigging. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é combater irregularidades na condução de procedimentos licitatórios de aquisição e prestação de serviços na área da saúde, inclusive em ações de enfrentamento à Covid-19, pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG). 

Investigação 

A investigação originou-se a partir de denúncia encaminhada à CGU pela Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares (DPF/GVS), em Minas Gerais, informando sobre supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG) em contratações destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, no exercício de 2020. 

Após análise dos auditores sobre alguns processos licitatórios conduzidos pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG), identificou-se uma série de indícios de irregularidades, entre as quais destacam-se favorecimento a empresa, direcionamento de contratação, participação em licitação de empresa de fachada e inexecução contratual, cujo montante contratado gira em torno de R$ 3 milhões. 

Impacto Social 

Os indícios de irregularidades identificados causaram impacto no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em âmbito municipal, podendo ter ocasionado prejuízos de ordem financeira, além do comprometimento no que tange ao atendimento à população em suas demandas por prestação de serviços públicos na área da saúde. 

Diligências 

AOperação Bid Rigging consiste no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Almenara (MG), Jacinto (MG) e Ponto dos Volantes (MG), além de afastamento de sigilo fiscal, bancário e bloqueio de valores. O trabalho de campo conta com a participação de quatro servidores da CGU e de 52 policiais federais. 

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. 

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, coloque o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada.

Fonte: CGU Notícias

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

TJAL doa cinco mil absorventes para o município de Flexeiras Entregas fazem parte da campanha ‘Um Fluxo de Amor’; absorventes serão distribuídos para escolas e unidades de saúde do município

TJAL doa cinco mil absorventes para o município de Flexeiras Entregas fazem parte da campanha ‘Um Fluxo de Amor’; absorventes serão distribuídos para escolas e unidades de saúde do município

TJAL doa cinco mil absorventes para o município de Flexeiras – Foto: Caio Loureiro O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) doou, nesta segunda-feira (7), cinco mil absorventes para as

Plano Clima: Governo Federal lança consulta pública da Estratégia Nacional de Mitigação

Plano Clima: Governo Federal lança consulta pública da Estratégia Nacional de Mitigação

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lança, nesta

Ministério da Saúde começa a distribuir 35 milhões de doses da vacina contra a gripe

Ministério da Saúde começa a distribuir 35 milhões de doses da vacina contra a gripe

A distribuição iniciou na última sexta-feira (21), as doses chegam a todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Uma nova leva de 30