Licitar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Sesau reforça importância da vacinação contra a Influenza após chegada do inverno

Queda na temperatura e tempo mais chuvoso ajudam na proliferação dos vírus da doença

Daniel Tavares / Ascom Sesau

Tempo chuvoso, queda na temperatura e o tempo mais chuvoso são características marcantes do inverno, porém, os vírus da Influenza se proliferam mais rapidamente nessas condições. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra a gripe, tendo em vista que os registros de doenças respiratórias aumentam nesta estação do ano, que começou no último dia 20.

Vale citar que o Ministério da Saúde (MS), ainda no mês de maio deste ano, recomendou a imunização contra a Influenza, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Também é importante frisar que as vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas dos vírus, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, médico infectologista Renee Oliveira, quem se imunizou em 2023 ou em anos anteriores também deve se vacinar novamente. “A vacinação é a melhor forma para se proteger, pois o imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus. Ao ser infectado, o corpo vacinado já está pronto para responder a ameaça”, expôs.

Vacinação é fundamental

Os dados reforçam a necessidade da imunização de todos, especialmente, de quem faz parte do público-alvo da vacina, que inclui as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais; e pessoas em situação de rua. Por sua vez, as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a pasta tem cumprido seu papel de passar os imunizantes recebidos pelo Ministério da Saúde (MS) e convoca todos a se vacinarem. “O Ministério da Saúde nos envia as vacinas e nós prontamente repassamos aos 102 municípios de Alagoas. Além disso, nós prestamos todo apoio técnico e suporte necessários para que a imunização ocorra. A vacinação é fundamental e salva vidas. Vacine-se”, frisou.

Números

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), ambos do MS, foram registradas 15 mortes por influenza durante todo o ano de 2023. Contudo, entre janeiro e junho de 2024, já foram contabilizados 41 óbitos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 14, ou seja, um aumento de 192.86%.

O panorama de casos confirmados de Influenza no Estado também registrou uma alta significativa. Durante todo o ano de 2023, foram contabilizados 79 casos. Por outro lado, entre janeiro e junho de 2024, foram registrados 198 casos, enquanto que no mesmo período de 2023, foram 63 casos, o que representa um aumento anual de 214.29% na quantidade de infecções confirmadas.

Fonte: Associação dos Municípios Alagoanos

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

Prorrogado prazo para inserção dos projetos no Transfere Gov para 30 de setembro

Prorrogado prazo para inserção dos projetos no Transfere Gov para 30 de setembro

O Superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Alagoas, Jorge Marques da Silva, está informando aos gestores, que as portarias 775, de 17 de fevereiro de 2025, publicado no

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir desta segunda-feira (26)

INSS devolve descontos indevidos de abril a partir desta segunda-feira (26)

Devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios, de 26 de maio a 6 de junho. No fim do mês passado, o INSS havia determinado a suspensão de

Nova lei garante tratamento no SUS para famílias que perdem filhos na gestação ou ao nascer Publicada nesta segunda-feira (26)

Nova lei garante tratamento no SUS para famílias que perdem filhos na gestação ou ao nascer Publicada nesta segunda-feira (26)

lei que institui tratamento e acolhimento a famílias que enfrentam a perda dos filhos. Agora será permitido o registro oficial do natimorto presidente Lula sancionou a lei que cria a

Governo de Alagoas decreta situação de emergência em seis municípios

Governo de Alagoas decreta situação de emergência em seis municípios

Ministro Wellington Dias garantiu o envio de equipe do Forsuas para avaliar situação do Estado Decreto estabelece situação anormal por um período de 180 dias para

CGU, Polícia Federal e Receita Federal apuram fraudes em recursos da educação no Mato Grosso do Sul

CGU, Polícia Federal e Receita Federal apuram fraudes em recursos da educação no Mato Grosso do Sul

Operação Vox Veritatis investiga irregularidades em procedimento licitatório e possível crime de peculato Operação Vox Veritatis busca apurar o cometimento de crimes de fraude ao procedimento