Licitar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Sesau reforça importância da vacinação contra a Influenza após chegada do inverno

Queda na temperatura e tempo mais chuvoso ajudam na proliferação dos vírus da doença

Daniel Tavares / Ascom Sesau

Tempo chuvoso, queda na temperatura e o tempo mais chuvoso são características marcantes do inverno, porém, os vírus da Influenza se proliferam mais rapidamente nessas condições. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra a gripe, tendo em vista que os registros de doenças respiratórias aumentam nesta estação do ano, que começou no último dia 20.

Vale citar que o Ministério da Saúde (MS), ainda no mês de maio deste ano, recomendou a imunização contra a Influenza, para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. Também é importante frisar que as vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas dos vírus, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, médico infectologista Renee Oliveira, quem se imunizou em 2023 ou em anos anteriores também deve se vacinar novamente. “A vacinação é a melhor forma para se proteger, pois o imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus. Ao ser infectado, o corpo vacinado já está pronto para responder a ameaça”, expôs.

Vacinação é fundamental

Os dados reforçam a necessidade da imunização de todos, especialmente, de quem faz parte do público-alvo da vacina, que inclui as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos com 60 anos ou mais; e pessoas em situação de rua. Por sua vez, as crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a pasta tem cumprido seu papel de passar os imunizantes recebidos pelo Ministério da Saúde (MS) e convoca todos a se vacinarem. “O Ministério da Saúde nos envia as vacinas e nós prontamente repassamos aos 102 municípios de Alagoas. Além disso, nós prestamos todo apoio técnico e suporte necessários para que a imunização ocorra. A vacinação é fundamental e salva vidas. Vacine-se”, frisou.

Números

De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), ambos do MS, foram registradas 15 mortes por influenza durante todo o ano de 2023. Contudo, entre janeiro e junho de 2024, já foram contabilizados 41 óbitos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 14, ou seja, um aumento de 192.86%.

O panorama de casos confirmados de Influenza no Estado também registrou uma alta significativa. Durante todo o ano de 2023, foram contabilizados 79 casos. Por outro lado, entre janeiro e junho de 2024, foram registrados 198 casos, enquanto que no mesmo período de 2023, foram 63 casos, o que representa um aumento anual de 214.29% na quantidade de infecções confirmadas.

Fonte: Associação dos Municípios Alagoanos

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

Pacto EJA: novo prazo para adesão vai até 20 de fevereiro

Pacto EJA: novo prazo para adesão vai até 20 de fevereiro

Municípios que não participaram do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos em 2024 podem aderir. Reabertura do prazo pelo MEC tem como objetivo ampliar

CIGIP publica edital de convocação para eleição do quadriênio 2025|2028

CIGIP publica edital de convocação para eleição do quadriênio 2025|2028

O Consórcio Público para Gestão de Energia Elétrica e Serviços Públicos (CIGIP) divulgou, no Diário Oficial dos Municípios, em 21 de janeiro 2025, o edital de convocação para a realização

Sesau alinha plano para expandir cirurgias eletivas nos municípios pelo Programa Mais Acesso a Especialista

Sesau alinha plano para expandir cirurgias eletivas nos municípios pelo Programa Mais Acesso a Especialista

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (22), uma reunião para construção do plano destinado ao Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE). A iniciativa aconteceu na sede

Parceria entre Estado e municípios é destaque no seminário para novos secretários de Educação

Parceria entre Estado e municípios é destaque no seminário para novos secretários de Educação

Evento acontece até quinta-feira (23), no Centro de Convenções, reunindo representantes de vários municípios alagoanos A importância da parceria entre Estado e municípios na Educação – conhecida como Regime de

Sesau alinha plano para expandir cirurgias eletivas nos municípios pelo Programa Mais Acesso a Especialista

Sesau alinha plano para expandir cirurgias eletivas nos municípios pelo Programa Mais Acesso a Especialista

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (22), uma reunião para construção do plano destinado ao Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE). A iniciativa aconteceu na sede

Saúde anuncia distribuição inédita de 6,5 milhões de testes rápidos para dengue

Saúde anuncia distribuição inédita de 6,5 milhões de testes rápidos para dengue

Inicialmente, serão ofertados 4,5 milhões de testes para todos o país. Nota técnica orienta a utilização e os critérios de distribuição do insumo De forma inédita, o Ministério da Saúde