Licitar

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Consulta: é permitida a adesão a ata de registro de preço firmada com base na antiga Lei de Licitações

Seguindo integralmente o parecer do Ministério Público de Contas em consulta sobre o tema, o Plenário do Tribunal de Contas firmou esse entendimento em sessão realizada na terça-feira (2)

Em resposta a uma consulta e acompanhando integralmente o posicionamento do Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES), o Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) definiu que é admitida a adesão a Atas de Registro de Preços firmadas durante a vigência da Lei 8.666/93 (antiga Lei de Licitações), mesmo após 29 de dezembro de 2023, data em que essa lei parou de valer, desde que as atas estejam vigentes.

A decisão do TCE-ES, tomada na sessão realizada na terça-feira (2), também estabelece que “deve ser observada a legislação que regulou o processo licitatório originário da respectiva ata” e revoga o Parecer em Consulta 16/2023. Com isso, os órgãos públicos municipais e estaduais do Espírito Santo deverão observar o entendimento firmado no Parecer em Consulta 05/2024, assim que ele for publicado no Diário Oficial de Contas.

Na consulta feita pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a qual tramitou por meio do Processo 610/2024, o questionamento girou em torno da possibilidade de se aderir a uma ata de registro de preços proveniente de certame licitatório realizado sob a égide da legislação anterior, mesmo após o fim do prazo previsto pela Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).

A equipe técnica do TCE-ES opinou para manter o mesmo entendimento previsto no Parecer em Consulta 16/2023 e concluiu “no sentido de que não se admite que o carona possa aderir a uma ata de registro de preços vigente, fundada em legislação pretérita, caso o referido pleito de adesão e a respectiva concessão pelo órgão responsável não sejam realizados dentro do período temporal estabelecido pelas regras de transição da Nova Lei de Licitações, Lei nº 14.133/2021 […], ou seja, até 29 de dezembro de 2023”.

Em seguida, o MPC-ES emitiu parecer divergindo desse posicionamento e sugeriu que a consulta fosse respondida da seguinte forma:

“Admite-se adesão a Atas de Registro de Preços firmadas durante a vigência da Lei 8.666/93 mesmo após 29/12/2023, desde que estejam vigentes e deve ser observada a legislação que regulou o processo licitatório originário da respectiva ata.”

O relator do caso, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, concordou totalmente com o parecer ministerial e votou para que a consulta seja respondida conforme o texto proposto pelo MPC-ES. O voto dele foi seguido pelos demais conselheiros do Plenário do Tribunal de Contas, resultando no novo entendimento firmado pelo TCE-ES sobre o tema, conforme Parecer em Consulta 05/2024.

Fonte: MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

CGU, PF, MPF e Receita deflagram a Operação Casa de Ouro no Mato Grosso do Sul

CGU, PF, MPF e Receita deflagram a Operação Casa de Ouro no Mato Grosso do Sul

Objetivo é apurar a prática de corrupção e lavagem de dinheiro. Em razão da existência de autoridades com prerrogativa de foro, as ordens foram emitidas pelo STJ Controladoria-Geral da União

Políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação precisam de mais transparência, analisa TCU

Políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação precisam de mais transparência, analisa TCU

Mapeamento do setor identificou 15 planos, estratégias ou programas associados, com total de recursos alocados em torno de R$ 15 bilhões O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou, na

CGU e Polícia Federal desmontam esquema de fraude na Prefeitura de Santaluz (BA)

CGU e Polícia Federal desmontam esquema de fraude na Prefeitura de Santaluz (BA)

Operação Santa Rota constata irregularidades em licitação para contratação de transporte escolar no município, com desvio de recursos em torno de R$ 3 milhões Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta

Novos Incentivos do Plano Safra prometem mais produtividade e renda na agricultura familiar

Novos Incentivos do Plano Safra prometem mais produtividade e renda na agricultura familiar

Mecanização do campo e fundo garantidor ampliam as oportunidades para agricultores familiares Divulgação/MDA Plano Safra tem o objetivo de potencializar a produção, permitindo que agricultores produzam mais com menos esforço

Atenção: Prorrogação do prazo SIAP 

Atenção: Prorrogação do prazo SIAP 

O Tribunal de Contas de Alagoas(TCE/AL), prorrogou em caráter excepcional e impostergável, o prazo de entrega da quinta remessa do calendário de 2024 do Sistema Integrado de Auditoria Pública (SIAP).

PEC que alivia contas dos municípios passa pela primeira sessão de discussão

PEC que alivia contas dos municípios passa pela primeira sessão de discussão

O Plenário do Senado promoveu, nesta terça-feira (2), a primeira sessão de discussão da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece medidas para aliviar as contas dos municípios. A PEC